Será uma piscina prefabricada uma boa solução para o seu jardim?

Piscina prefabricada no jardim

Colocar uma piscina no jardim de casa não é uma decisão que se toma de ânimo leve: é preciso definir tipos, tamanhos e equipamentos extra sem ultrapassar o orçamento disponível. Nestas alturas, é comum surgir a questão: será que uma piscina prefabricada é uma boa solução para o meu jardim?

O que é uma piscina prefabricada?

Tal como o próprio nome indica, uma piscina prefabricada é uma piscina que se adquire já construída, com as dimensões e formato que se pretende para o jardim. Aquando da sua entrega, a piscina prefabricada, que chega como uma peça inteira, pode ser imediatamente instalada no jardim e tanto pode ser uma piscina enterrada como uma piscina de superfície. Ao optar por uma piscina prefabricada tem ainda a possibilidade de escolher entre uma piscina em fibra de vidro, uma piscina em poliéster e uma piscina em vinil, sendo que cada uma apresenta as suas próprias vantagens e desvantagens.

Pros e contras

Como qualquer outro modelo, também uma piscina prefabricada apresenta prós e contras:

  • Poder escolher o tipo de piscina, ou seja, formato, tamanho e acabamento desejado, de acordo com o seu jardim e/ou orçamento.
  • O catálogo das piscinas prefabricadas pode variar de fornecedor para fornecedor, mas pode ser considerado, por algumas pessoas, como sendo limitativo.
  • No que toca a uma piscina prefabricada, alguns acabamentos são melhores e mais duradouros do que outros.
  • Se for uma piscina prefabricada de superfície a sua instalação é rápida e fácil – algumas até podem ser instaladas pelo proprietário.
  • Se for uma piscina prefabricada enterrada, requer apenas o trabalho de escavação e terraplanagem para ser instalada. O processo é igualmente rápido.
  • O seu acabamento é suave e liso, que facilita a limpeza da piscina.
  • A maior parte das piscinas prefabricadas não apresentam emendas ou juntas, o que reduz o risco de fugas de água e do aparecimento de algas.
  • As piscinas prefabricadas podem durar até 10 anos, altura a partir da qual pode ser necessário efetuar obras de melhoramento.
  • Os problemas mais frequentes que uma piscina prefabricada apresenta são: descoloração da estrutura da piscina (fruto do tempo, uso e produtos químicos de manutenção); aparecimento de bolhas na estrutura da piscina prefabricada (fruto do excesso de cloro na água ou defeitos na moldagem da estrutura da piscina); material rasgado (principalmente se for uma piscina prefabricada de lona ou vinil).
  • Uma piscina prefabricada de superfície pode ter de ser desmontada durante o Inverno e montada de novo no Verão.
  • Uma piscina prefabricada de superfície tem a vantagem de poder ser transportada no caso de mudar de casa, por exemplo.
  • Em traços gerais, optar por uma piscina prefabricada para o seu jardim é fazer uma boa escolha em termos económicos – as piscinas prefabricadas são mais baratas do que as piscinas em betão, alumínio, aço, forradas com gesso, mosaicos ou azulejos, por exemplo. 
A sua votação: 
Average: 4.4 (5 votos)
Fervens was created by Design Disease for WordPress, brought to you by Smashing Magazine.
Ported to Drupal by Leow Kah Thong - Freelance Drupal Developer.