O que são piscinas em fibra de vidro

Piscinas em fibra de vidro

De entre os muitos tipos de piscinas que se podem escolher, está um modelo muito popular – as piscinas em fibra de vidro. De instalação rápida e manutenção fácil, uma piscina em fibra de vidro apresenta várias vantagens práticas e económicas, para além de ser um investimento para a vida.

O que são piscinas em fibra de vidro?

Tradicionalmente, as piscinas em fibra de vidro são confecionadas como uma única peça que é revestida, como o próprio nome indica, com fibra de vidro. A fibra de vidro é um polímero composto pela aglomeração de filamentos de vidro muito finos, aos quais é adicionada uma resina de poliéster. O resultado? A fibra de vidro revela-se um material flexível, resistente e de fácil manutenção, o que se revela perfeito para moldar piscinas de todos os tamanhos e modelos, sem emendas ou juntas. As piscinas de fibra de vidro têm a vantagem de poderem ser produzidas numa única peça – o que acelera o processo de produção e instalação – no entanto, nos últimos anos, a fibra de vidro tem sido utilizada de outras formas: para forrar piscinas de superfície ou para forrar piscinas de betão enterradas.

Principais características das piscinas em fibra de vidro

  • Como são módulos pré-fabricados, as piscinas em fibra de vidro são geralmente mais baratas quando comparadas a outros tipos de piscinas; no entanto, esse facto também pode limitar a escolha de modelos disponíveis.
  • Muitas vezes descrita como uma “banheira gigante”, o fabrico e a entrega das piscinas em fibra de vidro num formato inteiro, torna o processo de instalação mais rápido. Uma vez escavado o buraco, basta introduzir a piscina no mesmo e montar os equipamentos elétricos.
  • O processo de instalação de uma piscina em fibra de vidro pode muitas vezes ser concluído dentro de uma a duas semanas, no máximo.
  • Uma vez que as piscinas em fibra de vidro não têm emendas ou juntas, o risco da formação de ferrugem, bem como as fugas de água diminuem consideravelmente, para não dizer que são inexistentes.
  • O facto de ser revestida em fibra de vidro e não com gesso, apresenta várias vantagens: mais forte e resistente a fissuras, dura mais tempo, sem necessitar de obras de melhoramento; não necessita de liner, nem da reparação ou substituição do mesmo.
  • O tempo de manutenção de uma piscina em fibra de vidro é bastante diminuto, quando comparada com outros tipos de piscinas.
  • A superfície lisa das piscinas em fibra de vidro requer menos limpeza porque são menos suscetíveis ao aparecimento de algas.
  • Uma vez que a fibra de vidro não influencia significativamente as propriedades da água, requer menos 60% de produtos químicos – o que também permite poupanças financeiras. 
  • Uma piscina em fibra de vidro permite poupanças energéticas na ordem dos 30%.   
  • As piscinas em fibra de vidro mantêm a água mais quente, durante mais tempo.    
  • Embora mais cara do que uma piscina em betão, a piscina em fibra de vidro é 17 vezes mais forte e resistente do que esta, sendo por isso mesmo recomendada para zonas mais propícias a sismos e terramotos, por exemplo.
  • Uma piscina em fibra de vidro pode ser decorada ao gosto do cliente, com recurso a várias cores e texturas distintas.
  • A estrutura de uma piscina em fibra de vidro tem uma garantia de longa duração e pode ser utilizada durante muitos anos sem ser danificada ou necessitar de obras de reparação.

 

A sua votação: 
Average: 4.5 (8 votos)

Comentários

Quanto tempo uma piscina de fibra pode durar?
Esse site fala 10 anos: http://apiscina.org
Dá pra confiar?

Abraço!

Fabio

Parabéns pelo seu artigo, gostei muito, até compartilhei ele no meu facebook. Eu vi um outro artigo sobre tipos de piscinas, com algumas complementações, se eu puder cooperar compartilhando aqui em seu espaço o link é o seguinte: http://www.piscinaria.com.br/produtos

Obrigado
Ivan

Leia também: