Material para limpar a piscina

homem a limpar a piscina

Já antes falámos da importância do tratamento e manutenção da água da piscina, sem o qual facilmente se torna em algo repelente em vez de convidativo. O tratamento químico da água, a prevenção de algas e os filtros são, por isso mesmo, dos temas mais importantes no que diz respeito aos cuidados com a piscina.

Ora, o primeiro passo para evitar todo o tipo de problemas que pode vir a ter é a limpeza da piscina. E para isso, existe um conjunto de acessórios fundamentais.

Cabo telescópico

Esta será a base de todo o trabalho. O cabo telescópico existe em diversos materiais (sobretudo alumínio e fibra de vidro, sendo este último o mais recomendado), e consiste num varão extensível, que duplica o seu tamanho base.

Assim, um varão com 2,5 metros poderá ser aumentado até 5 metros; o tamanho ideal para si dependerá do tamanho da sua piscina, mas este comprimento será suficiente para a grande maioria das piscinas domésticas.

É neste cabo que irão encaixar a maior parte dos acessórios para os diversos tipos de limpeza que terá que efectuar.

Rede para folhas

Este será, provavelmente, o instrumento que irá usar com maior frequência em todo o seu trabalho de manutenção e limpeza da piscina.
Como pode ver no mapa cronológico de tarefas a efectuar, a limpeza da superfície da água deve ser feita diariamente, e para isso, precisará da rede para folhas.

Este acessório consiste num aro em alumínio revestido a plástico ou borracha, no qual encaixa uma rede, nuns casos fixa, noutros substituível em caso de se danificar.
Esta rede pode ser de tecido, plástico, ou malha de metal inoxidável: mesmo sendo a mais cara das três, pela sua longevidade e resistência é a malha que recomendamos – trata-se de um investimento para o futuro.

A rede para folhas encaixa no cabo telescópico, e deverá usá-la para recolher a sujidade de maiores dimensões à superfície da água.

Escova

A escova explica-se por si própria: é o acessório que encaixará também no varão telescópico e que deverá usar para escovar as paredes da piscina.

Elementos como a sujidade, o calcário e até as algas acumulam-se nas paredes, e se não forem removidos poderão não só afectar definitivamente a estética da estrutura, mas também potenciar infestações.

Estas escovas são geralmente rectangulares com medidas variáveis (desde 15 a 50cm). Algumas têm ainda as extremidades curvas, facilitando o uso nos cantos da piscina.

Aspirador

O princípio é exactamente o mesmo que dentro de casa: trata-se de aspirar a sujidade que se instalou no solo, tal como numa carpete. Existem diferentes tipos de aspiradores, entre os quais são cada vez mais populares os robots automáticos: apenas tem que os deixar fazer o seu trabalho, sem qualquer esforço da sua parte.

Por outro lado, e não menosprezando a eficácia destes robots, o trabalho manual é uma garantia de qualidade inigualável, e dado o baixo custo dos aspiradores de vácuo (contrastando com o custo considerável da alternativa automática), talvez esta não seja uma opção assim tão descabida.

Encaixando no varão telescópico, é ligado directamente ao sistema de filtragem através de uma mangueira própria: uma ponta no próprio aspirador e a outra conectada ao skimmer. Desta forma, a sujidade aspirada será directamente levada para o filtro, de acordo com o curso normal da água.

De modo a deslizar suavemente pelo fundo, sem provocar atrito ou mesmo riscos, os aspiradores são dotados de um conjunto de escovas (que libertam a sujidade mais resistente) ou de pequenas roldanas.
Em termos de aspecto, são bastante semelhantes às escovas de parede, mas mais flexíveis.

Escova e sabão para azulejos

Uma área à qual deverá dar uma atenção especial é a linha de água, normalmente revestida de azulejos. Para os limpar irá necessitar de escova e sabão próprios, específicos para esse tipo de material: ao adquiri-los numa loja especializada, certifique-se que são apropriado para azulejos de piscinas.

A escova para azulejos aplica-se igualmente no varão, fazendo habitualmente um ângulo de 90º para minimizar o seu esforço. Ao mesmo tempo, pode também escovar directamente, de joelhos; apesar de constituir um esforço considerável, aumenta a qualidade do trabalho.

Será importante escovar acima e abaixo da linha de água, na totalidade dos azulejos, uma vez que, com a evaporação e reposição do nível da água, este é bastante inconstante.

A sua votação: 
Average: 3.9 (34 votos)

2 comentários for 'Material para limpar a piscina'

Eu gostaria de indicar uma outra loja também, aonde eu comprei eu fui muito bem atendido. Comprei a minha escova para piscina, cascata para piscina e o aspirador para piscina. Fiquei muito satisfeito

www.soleagua.com.br

Super recomendo !

Fervens was created by Design Disease for WordPress, brought to you by Smashing Magazine.
Ported to Drupal by Leow Kah Thong - Freelance Drupal Developer.