Cuidados a ter com a piscina antes do verão

Para quem tem piscina em casa, mal começam a aparecer os primeiros raios de sol, só da vontade de aproveitar e saltar lá para dentro. No entanto, para poder fazer isso, é necessário ter alguns cuidados imprescindíveis de modo a garantir a segurança de todos, a saúde e também a beleza da piscina. Conheça 7 cuidados a ter com a piscina antes do verão e prepare da melhor forma a estação mais quente do ano.

1. Limpar a superfície da piscina

Se a piscina estiver exposta vai, inevitavelmente, acumular detritos flutuantes, que podem ser bastante incómodos e que em nada contribuem para uma piscina bonita e segura. Assim, é importante fazer uma boa limpeza da superfície, eliminando estes resíduos e transportando-os para um local onde eles não consigam retomar o caminho até à piscina. Embora, muitas vezes, seja bonito e útil ter árvores ou arbustos na zona da piscina, removê-los pode ser uma boa opção, uma vez que, caso contrário, as suas folhas vão sempre "invadir" a piscina e provocar lixo e sujidade.

2. Esvaziar o skimmer

Este aparelho ajuda a limpar e a manter a higiene da piscina, proporcionado a eliminação de detritos. No entanto, sendo essa limpeza automática, muitas pessoas acabam por se esquecer que o utensílio inclui um depósito que vai enchendo e que, quando mais cheio fica, menos eficazmente vai levar a cabo o seu trabalho. Assim, é importante esvaziar este depósito para que o aparelho fique 100% funcional.

3. Aspirar o fundo da piscina

Aspirar o fundo da piscina é essencial para a preparar para uma nova "época balnear". É preciso manusear o aspirador com calma, de forma lenta, para o mover por toda a extensão da piscina, em linhas paralelas. Em regra, esta atividade não irá demorar muito mais do que 30 minutos, por isso, não vai custar nada.

4. Ajustar o pH

O pH de uma piscina deve rondar os 7.2, de modo a não ser demasiado ácido nem demasiado básico para os "utilizadores". Esse nível de pH é muito semelhante àquele que contêm as lágrimas que expelimos pelos olhos, por isso, é o indicado para não causar aquele ardor visual. Assim, deve ser medido o nível de pH, utilizando ácido clorídrico quando o pH estiver a ficar acima dos 7.5 e bicarbonato de sódio quando estiver a baixar dos ideais 7.2, de forma a fazer um controlo eficaz e apropriado.

5. Nivelar o cloro

O cloro deve ser adicionado, quando necessário, isto é, quando o seu nível for inferior a 1 ppm, durante a noite, uma vez que as altas temperaturas, características dos meses de verão, fazem com que o mesmo perca eficácia. Assim, sendo aplicado à noite, irá fazer o seu efeito durante esse lapso temporal, estando a piscina perfeitamente pronta pela manhã para todos os mergulhos. É este químico que zela pela "saúde" da piscina, pois impede que lá se desenvolvam as bactérias e os microorganismos ligados àquele tipo de ambiente. O cloro deve ser bem doseado e distribuído, existindo até já aparelhos que ajudam a fazer esta distribuição uniformemente, pelo que os donos da piscina devem saber qual o volume da mesma, para perceberem os níveis adequados a adicionar.

6. Limpar os filtros

Os filtros, com o tempo, vão acumular sujidade, o que faz com que o seu papel vá ficando comprometido pois, quanto mais lixo passarem a albergar, menos vão conseguir filtrar. Assim, é importante fazer uma limpeza a estes filtros para que possam funcionar devida e convenientemente, continuando a filtrar e não ficando irreversivelmente danificados, o que pode ocorrer se a acumulação de lixo for em demasia.

7. Proteger a piscina antes

O principal conselho para as pessoas que têm piscinas e pretendem ter um trabalho mais facilitado na hora de a voltar a "usar" é mesmo o de prevenção e proteção nas alturas em que esta não é utilizada. Assim, o melhor será arranjar uma cobertura de lona adequada, de forma a proteger a piscina dos detritos e resíduos que possam surgir, de modo a não se acumularem indevidamente. Para além disto, por não estar tão exposta, a água da piscina não estará tão fria nos primeiros "mergulhos".

A sua votação: 
Sem votos
Fervens was created by Design Disease for WordPress, brought to you by Smashing Magazine.
Ported to Drupal by Leow Kah Thong - Freelance Drupal Developer.