Como utilizar um kit de pH e cloro para testar a água da piscina

Quem tem piscina em casa sabe que a manutenção é das tarefas mais importantes. Para que a água se apresente sempre em boas condições, evitando que fique turva, com bactérias ou mau cheiro, é necessário que tanto o cloro como o pH apresentem níveis adequados.

Por isso mesmo, os níveis de cloro e de pH necessitam de ser medidos com frequência, para que a água não cause problemas à saúde. Para isso, encontram-se facilmente kits de medição de cloro e de pH em diversas lojas da especialidade e de bricolage. Kits esses que medem estes dois parâmetros de forma simples e rápida, fazendo com que qualquer pessoa consiga assegurar a estabilidade da água da sua piscina.

Ainda que seja uma tarefa relativamente fácil de executar, convém conhecer a forma mais correta de utilizar os kits de cloro e pH.

Procedimento para medição de cloro

  • Encha o recipiente de análise de água com a água da piscina (é importante que a água utilizada não seja a da superfície, mas sim de uma profundidade de, no mínimo, 30 cm)
  • De seguida, coloque 5 gotas do reagente para a medição do cloro (ortoluidina)
  • Tape bem o recipiente e agite até que todo o conteúdo fique homogeneizado
  • Mantenha o recipiente de pé
  • Através da escala padrão que é fornecida no próprio kit, faça a comparação com o resultado que obteve através da cor que a água analisada apresentou – os resultados serão apresentados em ppm (partes por milhão)

Procedimento para medir o pH

  • Encha o recipiente de análise de água com a água da piscina que pretende analisar (cumprindo os requisitos do passo anterior)
  • Coloque 5 gotas da solução de vermelho de fenol (reagente usado para a medição de pH)
  • Tape bem o recipiente e agite até que todo o conteúdo esteja homogeneizado
  • Mantenha o recipiente de pé
  • Com a ajuda da escala padrão de pH fornecida pelo kit, compare a cor obtida com a escala padrão, obtendo assim o valor de pH da água da piscina

Resultados e conclusões

É de notar que a baixa alcalinidade da água faz com que a medição de pH seja dificultada, pelo que é importante que, antes da medição do pH, se corrija a alcalinidade da água. No que toca à medição de cloro, e caso os níveis obtidos sejam superiores a 3 ppm, não é aconselhada a utilização da piscina até que a situação for regularizada.

Em relação ao kit, são recomendados vários cuidados de manuseamento e de armazenamento, de forma a garantir a viabilidade dos resultados e o tempo de vida dos produtos. Deve, por isso, guardar o kit de cloro e de pH num lugar fresco, ao abrigo da luz e do calor, e afastado do alcance das crianças e animais. É ainda importante lavar o recipiente com água corrente antes e depois de cada teste, de forma a preservar o equipamento e garantir a maior viabilidade dos testes.

A sua votação: 
Average: 4 (1 vote)

Leia também: