Como utilizar a energia solar para aquecer uma piscina

Você é daquelas pessoas que tem uma piscina em casa e no inverno fica cheia (o) de saudades de convidar os amigos para uma tarde espetacular de mergulhos? Não desespere mais, já há solução! Pode usar a energia solar para aquecer a piscina em qualquer altura do ano e, assim, desfrutar de um dia extraordinário e relaxante.

Porque deve usar este sistema?

O uso de sistemas solares para o aquecimento de água em piscinas de interior ou piscinas de exterior representa atualmente a forma preferencial dos proprietários reduzirem - entre 60 a 80% - os custos de manutenção das suas piscinas. Além da questão ecológica inerente ao sistema, o baixo custo das operações é a sua grande vantagem, pelo menos em relação aos sistemas tradicionais como as caldeiras a gás, gasóleo ou bombas de calor.
Assim sendo, escolher o sistema de aquecimento por energia solar garante um retorno total do investimento em aproximadamente 4 anos, sendo que a rentabilidade anual será cerca de 25% ao ano.

Tipos de sistemas de aquecimento para piscinas por energia solar

Atualmente podem ser usados 2 tipos de sistemas de aquecimento para piscinas que recorrem à energia solar. São eles:

1. Sistema direto

No sistema direto a água circula diretamente nos coletores, sendo que estes são, normalmente, de baixo custo e de fraco rendimento.

2. Sistema indireto ou convencional

Este é o sistema de aquecimento mais usado para piscinas. Neste sistema, o calor é recolhido em coletores de alto rendimento e é conduzido para a piscina através de permutadores de calor.

Como funciona na prática o sistema indireto ou convencional?

O processo de aquecimento de uma piscina através do sistema indireto ou convencional funciona da seguinte maneira:

  • A água da piscina começa por ser bombeada até ao permutador de placas onde recebe a energia do fluido térmico solar, voltando posteriormente à piscina.
  • No interior do circuito solar é onde circula o fluido térmico que é impulsionado por uma bomba. Este acessório tem a missão de receber a energia dos coletores e de a libertar através do permutador de placas que está situado na respetiva piscina.
  • A água que circula nestes dois sistemas não se mistura, sendo que a permuta térmica é feita através do permutador de placas.

A importância de um bom planeamento

Um bom planeamento é fundamental em todo este processo, uma vez que é muito importante redimensionar o sistema solar de aquecimento ao tipo de piscina que vai utilizar. Por outro lado, também é preciso saber a dimensão e a capacidade exata da piscina em questão para obter o tamanho apropriado das baterias dos coletores.

Vantagens e desvantagens do sistema de aquecimento

A grande vantagem deste sistema de aquecimento é, sem dúvida, o retorno financeiro, a curto prazo, que terá do respetivo investimento. Além disso, se aplicar este sistema a uma piscina coberta poderá maximizá-lo ainda mais no inverno ao aproveitar o aquecimento de todas as águas que usar em casa.
A grande desvantagem está relacionada com a luminosidade - ou falta dela - na zona onde se encontrar a moradia. Como é óbvio, se houver pouco sol, menos eficaz será o sistema. Além disso, o investimento inicial poderá ser considerado uma desvantagem e terá sempre que contar com a manutenção da piscina e eventuais avarias.

Alguns aspetos a ter em conta

  • No caso das piscinas exteriores, poderá optar por um sistema de aquecimento a energia solar mais rudimentar. Ao colocar um plástico a cobrir a piscina, o efeito estufa irá aquecer a água tornando os banhos mais agradáveis. Trata-se de uma boa opção para os primeiros banhos da primavera ou para os verões mais frescos.
  • Poderá maximizar a poupança de energia da piscina recorrendo às chamadas mantas térmicas quando a piscina não estiver a ser utilizada.
  • Não se esqueça que o uso deste sistema depende fundamentalmente da quantidade de sol disponível, logo, o local onde a piscina foi construída e se tem ou não segurança suficiente interferem com a implementação do sistema.
  • Depois de instalado, o sistema de aquecimento por energia solar funciona sem quaisquer problemas.
A sua votação: 
Sem votos

1 comentário for 'Como utilizar a energia solar para aquecer uma piscina'

Muito interessante o artigo, nos fazemos a instalação de aquecimento solar em piscinas e nossos clientes estão muito satisfeitos com esse tipo de energia sustentável.
www.pontodaspiscinas.eng.br

Fervens was created by Design Disease for WordPress, brought to you by Smashing Magazine.
Ported to Drupal by Leow Kah Thong - Freelance Drupal Developer.