Como retirar a água da piscina em segurança

A drenagem da água da piscina faz parte da sua manutenção. Saiba como retirar a água da piscina em segurança e faça-o de uma maneira criativa, de modo a aproveitar ao máximo a água que é drenada.

A drenagem de uma piscina

Para drenar corretamente a água de uma piscina é necessário utilizar uma bomba de imersão. À partida, esta é uma tarefa de fácil execução, mas pode criar muitos problemas se não forem tomadas as devidas precauções. Dos aspetos mais importantes que fazem com a drenagem de água da sua piscina seja um sucesso, destacam-se os seguintes:

O desligar da eletricidade

É necessário desligar todo o tipo de equipamento de circulação de corrente que esteja ligado para que não exista a possibilidade de começar a trabalhar a qualquer momento. Deve dedicar especial atenção a dois aspetos fundamentais:

As luzes aquáticas: certifique-se que as luzes que se encontram debaixo de água se encontram desligadas e não estão ligadas a uma espécie de temporizador.

Os interruptores: na maioria das vezes, as piscinas têm interruptores dentro de casa e estes devem estar sempre desligados antes de começar a drenagem da água. Para que não exista nenhum acidente, informe a restante família acerca do motivo pelo qual esses interruptores devem permanecer desligados, pois assim estará a garantir a máxima segurança de todos.

Os aspetos de segurança que deve ter em conta na drenagem de uma piscina

Ao drenar uma piscina, independentemente do tipo de piscina que tenha, deve colocar uma fita amarela à volta do deck, de modo a afastar e a alertar os visitantes mais distraídos dos trabalhos que lá possam estar a ser realizados. Por outro lado, a colocação de uma fita amarela impede que as pessoas caiam dentro de uma piscina vazia. Nesse sentido, e para que a segurança da drenagem da água nunca esteja comprometida, deve colocar sinais à volta do deck da piscina como forma de aviso para que as pessoas saibam que a piscina estará em manutenção e encerrada por alguns dias.

Como retirar a água da piscina

Quando estiver a drenar a piscina com a bomba de imersão e mangueiras, direcione, se possível, o fluxo de água para uma plataforma de drenagem. Ao fazê-lo desta forma, estará a retirar a água da piscina e a encaminhá-la para um canal de drenagem específico. Assim, evita inundações no jardim ou pela encosta abaixo, onde os estragos causados pela erosão e velocidade das águas são muito elevados.

Depois de ter começado a bombear a água da piscina, deve verificar o seu fluxo durante alguns minutos. Por vezes, os resíduos que se encontram numa piscina impedem a passagem da água pelos canos e isso faz com que a água transborde. Pode demorar muito tempo, mas a drenagem entupida pode inundar o seu quintal, algumas divisões da casa e pode inclusive descarregar a água que estava a ser drenada na própria piscina.

Se a drenagem da plataforma não conseguir acomodar todo o fluxo da água, deve ligar vários aspiradores ou mangueiras ao mesmo tempo e drenar a água para as ruas, nomeadamente para os seus caleiros, à semelhança do que acontece quando chove muito. Mais uma vez, verifique o fluxo de água e certifique-se que não entope os caleiros e inunde a respetiva rua.

Faça a drenagem da água da sua piscina com criatividade

A água é um bem essencial para a vida do homem e, como tal, deve ser aproveitada e reaproveitada ao máximo. Nesse sentido, reutilize a água que é drenada da sua piscina e faça-o de uma forma criativa e imaginativa.

Como forma de rega de plantações e jardins

Em áreas onde a conservação de água é um problema, deve esperar por drenar a piscina até que os resíduos de cloro estejam normalizados, para depois irrigar plantações e jardins. É de destacar que uma piscina com a capacidade de 75.700 litros inunda o típico quintal se a drenagem for bombeada de uma vez só. Dessa forma, deve utilizar a máxima quantidade de água que puder antes de efetuar a drenagem regular em que a água é desperdiçada.

Tenha em atenção que não deve gastar muitos dias para utilizar este método de conservação. Se, por um lado, consegue conservar e poupar muita água, por outro poderá estar a estragar o gesso da piscina ao permitir que ele fique muito seco (o que faz com que o gesso encolha e abra fendas). É claro que se a piscina tiver uma superfície que não em gesso, pode demorar o tempo que quiser a realizar a drenagem da água.

Seja criativo sobre o método de drenagem a utilizar na sua piscina e dê asas à sua imaginação ao aproveitar ao máximo a água que é drenada.

Alguns conselhos de segurança

Para que a drenagem da água da sua piscina seja efetuada com a máxima segurança, deve ter em atenção os aspetos seguintes:

Utilize uma corda em nylon para colocar a bomba de imersão na piscina: nunca coloque a bomba de imersão dentro da piscina sem uma corda de segurança. Amarre uma corda de nylon ao suporte da bomba e desça-a devagar, de modo a evitar o puxar dos fios elétricos. Se os fios elétricos se desprenderem, a bomba de imersão não funcionará e a água da piscina poderá ficar elétrica uma vez que entrou em contacto com a corrente elétrica.

Adquira um fio terra ou dispositivo de corrente residual: obtenha um fio terra (GFI) ou dispositivo de corrente residual (RCD) para que as ligações com a corrente elétrica nunca fiquem comprometidas e para que não ocorra nenhuma descarga elétrica. Também pode instalar um interruptor remoto na tomada, o que lhe vai permitir operar a bomba de imersão na drenagem da água da sua piscina.

Direcione as mangueiras para os caleiros públicos: Um deck de uma piscina é, geralmente, feito em PVC, mas tenha em atenção que ele nunca foi testado para transportar água sob pressão. Dessa forma, se tem qualquer tipo de dúvidas sobre a integridade da drenagem do seu deck ou sobre a sua habilidade de lidar com a água, direcione as mangueiras para os caleiros da rua.

Em determinados locais podem existir restrições na drenagem da água das piscinas para os caleiros da rua, nomeadamente na capacidade e nos compostos químicos permissíveis.

Por exemplo, uma piscina com um pH muito baixo necessita de ser neutralizada antes da drenagem para os caleiros públicos. Nesse sentido, para fazer tudo corretamente, deve consultar as entidades competentes da sua área antes de fazer a drenagem da sua piscina.

A sua votação: 
Average: 3 (2 votos)

Leia também: