Como fazer a manutenção de um lago Koi

Um lago Koi necessita de cuidados de manutenção específicos para que possa estar sempre apresentável e nas melhores condições possíveis. Saiba como fazer a manutenção de um lago Koi e faça com que o seu aspeto seja sempre natural, belo e radiante.

Um lago Koi é uma mais-valia na decoração do jardim, na medida em que o torna mais especial. Nesse sentido, e para que o seu lago nunca perca o respetivo brilho e vivacidade, é necessário fazer uma manutenção vigilante e eficaz. Para o fazer corretamente, deve cumprir com os aspetos seguintes:

Limpe-o com frequência

Um lago Koi quando é bem construído necessita de menos atenção e cuidados que uma piscina, uma vez que tem um ecossistema natural e autossuficiente. No entanto, a limpeza e a drenagem de um lago Koi deve ser realizada todos os anos para que a água fique a mais limpa e clara possível. Preferencialmente, as limpezas devem ser realizadas durante a Primavera, dado que esta é a melhor altura para o crescimento de algas e para o aparecimento de colónias de bactérias. Tenha também em atenção que qualquer tipo de procedimento de limpeza que encerre o sistema de circulação de água deve ser realizado rapidamente, de forma a evitar o sufocar dos peixes. Evite mexer nos restos que estão assentes no fundo do lago, uma vez que estes vão enevoar a água e isso pode conduzir à asfixia dos peixes.

Não alimente os peixes

Nunca deve alimentar os peixes de um lago Koi. Ao fazê-lo, os peixes vão ficar maiores do que aquilo que o próprio ecossistema aguenta e o excesso de nutrientes vai interromper o equilíbrio natural do lago.

Remova as folhas e resíduos que se encontram à superfície

Deve remover com regularidade as folhas e todo o tipo de resíduos que possam estar na superfície do seu lago, pois assim estará a evitar a formação de amoníaco e a proteger o respetivo ecossistema.

Não adicione químicos à água

Nunca adicione cloro ou outro tipo de químicos à água de um lago Koi, uma vez que estes produtos matam os peixes e, como tal, nunca devem ser utilizados para limpar o lago ou regular os níveis de pH, dado que estes regulam-se de uma forma autónoma.

Adicione bactérias

Deve adicionar bactérias ao seu lago Koi na Primavera e no Outono para manter o florescimento do respetivo ecossistema. Estes tipos de bactérias encontram-se disponíveis em lojas de jardins especializadas ou em sites próprios da internet. Deve adquirir somente a quantidade necessária de bactérias para uma única utilização e para aplicá-la corretamente, deve seguir todas as recomendações que se encontram na respetiva embalagem.

Amarre e cuide das algas

As algas são elementos naturais, mas podem crescer em excesso. Para que isso não aconteça, deve amarrá-las e adicionar produtos de algas específicos que evitam o seu desenvolvimento. Tenha em atenção que ao fazê-lo poderá estar a descompensar o total de bactérias do lago e estas necessitam de ser recolocadas para que os níveis fiquem estabilizados.

Mantenha a evaporação da água sob vigilância

Deve verificar com atenção o nível de água do seu lago Koi, para que ele tenha sempre a capacidade necessária para manter o ecossistema em funcionamento. Se verificar que existiu uma enorme evaporação de água, deve adicionar a restante para repor os níveis normais. Se acrescentar mais de 10% da capacidade total de água do lago, tenha em atenção que deve utilizar neutralizadores de cloro, para não desestabilizar nem stressar os peixes que possam estar lá. Por outro lado, também pode encher um recipiente com água e deixar que esta se auto neutralize (demora geralmente 3 a 4 dias).

Utilize um aquecedor flutuante

Antes de serem instalados, os canos devem ser isolados para que não congelem com as temperaturas mais frias e para que não impeçam a circulação de água (o PVC flexível não rompe se a água congelar). Porém, se os canos já tiverem sido instalados sem qualquer tipo de isolante, deve utilizar um aquecedor flutuante para impedir o congelamento completo dos canos. Existem várias empresas que fazem estes aquecedores e pode adquirir um numa loja de jardins especializada.

Observe detalhadamente o funcionamento da circulação de água

A circulação de água de um lago Koi deve operar durante 24 horas por dia, de forma a oxigenar a água. Certifique-se que a bomba de depósito tem energia suficiente para circular toda a água que se encontra no lago. A aeração é a chave principal para a obtenção de um lago saudável, especialmente se este tiver peixes. A aeração refere-se ao processo de remoção do gás carbónico que se encontra em excesso e é por isso que se deve colocar uma queda de água num lago Koi se este ainda não tiver nenhuma.

Utilize sempre um filtro biológico

Um filtro biológico é composto por várias camadas de cascalho através das quais a água circula, o que faz com que se crie um processo de filtragem natural. Para limpar um filtro biológico, os peixes devem ser recolhidos atempadamente (use a sua rede para os apanhar, mas tenha cuidado para não os arranhar ou magoar) e coloque-os num barril ou tambor. Ambos devem estar cheios de água do lago antes de ser feita a drenagem, para que os peixes sejam transferidos para um ambiente similar, de forma a não ficarem stressados.

A sua votação: 
Average: 3.4 (5 votos)

Leia também: