Como escolher bons equipamentos para piscinas

Piscina com escorrega

Uma vez tomada a decisão de instalar uma piscina em casa, há que ponderar a escolha de equipamentos adicionais para complementar a nova piscina. Existem várias opções para tornar a sua piscina ainda mais apelativa e divertida.

Equipamentos para piscinas: qual a melhor escolha?

Embora possam ser adicionados mais tarde, a escolha de equipamentos ou acessórios extra para uma piscina deve ser ponderada aquando da construção ou instalação da mesma, uma vez que é financeiramente mais vantajoso. A escolha dos melhores equipamentos para piscinas deve sempre ter em conta: o principal objetivo da piscina (vai ser exclusivamente utilizada pela família ou pretende convidar outras pessoas para dela usufruir?), o uso que esta terá (muito ou pouco?), a ligação da piscina com o resto da casa (preocupações estéticas e de decoração) e se existem crianças, idosos ou animais de estimação em casa.

Da teoria para a prática

Para melhor perceber como escolher bons equipamentos para a sua piscina, reflita nos seguintes exemplos: se a piscina for de uso exclusivo de um casal, por exemplo, talvez não necessite instalar uma prancha para piscina; se a piscina vai ter muito uso, tanto pela família como pelos seus amigos, talvez queira ponderar a inclusão de alguns equipamentos extra como chuveiro ou espreguiçadeiras embutidas na piscina; se a própria zona da piscina reflete o estilo de decoração de toda a casa e jardim, então pode fazer sentido instalar uma queda de água ou outro elemento decorativo; se tiver crianças em casa, instalar equipamentos como um escorrega ou um resguardo de segurança fazem ambos sentido. Na escolha dos melhores equipamentos para a sua piscina, é importante analisar o seu caso específico, sem esquecer o orçamento que delineou para a construção/instalação da piscina em casa.

Equipamentos para piscinas mais populares

  1. Escadas: as escadas são um equipamento imprescindível para as piscinas, uma vez que são necessárias para auxiliar quem entra e sai. Em termos de escolha, pode optar por escadas incorporadas na própria estrutura da piscina – isso deve ser delineado na fase de planeamento, ou seja, antes da construção da mesma – ou pelas tradicionais escadas em inox. Se a piscina for muito comprida, pode ponderar a colocação de uma escada em ambas as pontas.
  2. Iluminação: embora possa ser opcional, a iluminação é praticamente um equipamento obrigatório numa piscina, pois ninguém quer ver uma piscina às escuras numa bonita noite de Verão, para além das questões de segurança que isso implica. Entre interiores e exteriores, existem vários tipos de iluminação para piscinas – descubra a ideal para a sua.
  3. Barreiras de proteção: as barreiras de proteção são um equipamento de segurança para as piscinas, sendo ideais para delimitar este espaço, nomeadamente se tiver crianças, idosos ou animais de estimação em casa.
  4. Prancha: embora a moda das pranchas de piscina já tenha sido mais popular, a verdade é que o espaço limitado que as pessoas têm para colocar uma piscina no seu jardim, pode comprometer a instalação de uma prancha. No entanto, não deixa de ser um equipamento para piscina divertido, por isso, se ponderar instalar uma prancha na sua piscina, saiba que é necessário que a piscina tenha profundidade e água suficientes. Para poder instalar uma pequena prancha, por exemplo, requer-se uma piscina com pelo menos 8.5 metros de comprimento, 4.6 metros de largura e 2.3 metros de profundidade.
  5. Escorrega: uma escorrega é outro divertido equipamento para piscinas, mas um que requer bastante espaço de deck; se não tiver muito espaço, mas mesmo assim quer instalar um escorrega de piscina, opte pelos modelos curvados. Em termos de segurança, saiba que quanto mais alto for o escorrega, mais profunda tem de ser a piscina. 
  6. Cobertura: uma cobertura é um bom equipamento extra para as piscinas porque, para além de a proteger contra todo o tipo de lixo e condições climatéricas adversas (são preciosas na hora de hibernar a piscina para o Inverno), as coberturas são ainda um excelente sistema de segurança para as piscinas.
  7. Sistema de aquecimento: nem sempre o tempo obedece à nossa vontade de dar um mergulho na piscina, mas se optar por um sistema de aquecimento da água, poderá desfrutar da sua piscina durante mais tempo e sempre que quiser. Um equipamento para piscinas no qual vale a pena investir.
  8. Aspirador automático: este equipamento para piscinas assemelha-se a um pequeno robot que trata da limpeza da piscina, transformando assim o tempo de manutenção em tempo de diversão. Existem vários tipos de aspiradores automáticos e, enquanto alguns limitam-se a aspirar o fundo da piscina, outros limpam ainda as paredes e até a linha de água das piscinas.
  9. Chuveiro: instalar um chuveiro ao lado da piscina é um equipamento prático que permite a quem entra e sai da água, um duche rápido e prático, conforme as necessidades.
  10. Jacuzzi: se quiser transformar a zona da piscina num verdadeiro oásis de bem-estar, então a adição de um equipamento de luxo, como um jacuzzi, é uma ideia a não descurar.
  11. Elementos decorativos: é para quem quer transformar a sua piscina num verdadeiro refúgio que servem equipamentos como as fontes, quedas de água ou pedras – elementos decorativos que potenciam o ambiente da piscina, tornando-a mais sofisticada e numa mais-valia para toda a casa.
A sua votação: 
Average: 4.6 (9 votos)

Leia também: