Como escolher um bom liner para a piscina

Piscina

Um dos componentes mais importantes da estrutura de uma piscina é o liner, não só pela sua funcionalidade, mas também pelo seu aspeto visual que confere um toque distinto e decorativo à piscina. Saiba quais os principais elementos a ter em conta na hora de escolher um bom liner para a piscina.

O que é um liner?

Uma excelente alternativa aos mosaicos e azulejos, nomeadamente em termos financeiros, um liner é uma tela em PVC que reveste toda a extensão de uma piscina, incluindo chão e paredes. Os liners têm várias funções dentro das piscinas: contribuem para manter uma temperatura de água estável e confortável; protegem a piscina contra fugas de água e eventuais fissuras resultantes do uso e da exposição contínua às condições climatéricas. Este material em vinil 100% virgem tem ainda outras características essenciais para a manutenção duradoura de uma piscina: é revestido com elevada elasticidade para assegurar uma cobertura uniforme e estável da piscina; recebe tratamentos específicos que foram concebidos para que o liner resista aos raios UV, aos químicos, bactérias, fungos e às algas, ou seja, alguns dos elementos mais prejudiciais para a saúde e longevidade de uma piscina. Os liners tanto podem ser aplicados em piscinas enterradas como em piscinas de superfície.

Tamanho e formato

O liner tem de encaixar perfeitamente numa piscina, o que significa que tem de ser produzido tendo em conta o formato da piscina em questão, bem como o seu tamanho. Para assegurar um liner preciso, sem falhas, folgas ou excessos, as medidas da piscina terão de ser exatas, o que significa que é sempre recomendável que este serviço seja executado por um profissional.

Espessura

A eficácia de um bom liner está na sua espessura, sendo que a maioria dos liners para piscinas têm uma espessura de 75/100 (cerca de 0.75mm). Existem, naturalmente, modelos de várias espessuras, algumas mais grossas, outras mais finas, o que acaba por influenciar o preço final. Regra geral, um liner mais espesso é melhor, mais eficaz e mais duradouro. No entanto, a escolha da espessura é normalmente feita tendo em conta o formato e o tamanho da piscina em questão, sendo que enquanto um liner mais fino pode ser adequado para uma piscina, um liner mais grosso pode não ser a melhor opção para essa mesma piscina. Um profissional da área pode ajudá-lo a escolher a espessura de liner mais adequada à sua piscina.

Cor e estilo

Longe vão os tempos em que os únicos liners de piscina existentes eram azuis… hoje, a oferta é vasta e colorida, existindo liners para todos os gostos, ambientes e estilos decorativos. Uma vez que uma das principais preocupações a ter na instalação de uma piscina em casa é adequá-la ao seu ambiente circundante, a verdade é que o liner pode contribuir em muito para a criação desse espaço. Por isso mesmo, para além dos liners lisos existentes nas mais diversas cores, também não faltam liners com todo o tipo de padrões e motivos divertidos, como peixes ou pedras, que emprestam um efeito dinâmico e contemporâneo à piscina. Pode ainda escolher um motivo para as paredes e outro para o chão, ou rematar o liner da parede com um friso noutro padrão. Não há melhor forma de dar um toque pessoal à sua piscina! Aconselha-se apenas precaução na escolha de cores escuras para os liners, uma vez que estas atraem o sol e podem eventualmente sobreaquecer a piscina.

Preço

O preço de um liner para a piscina depende de vários fatores: o tamanho e formato da piscina; a qualidade da tela utilizada (vinil ou plástico, sendo o plástico mais barato, mas menos resistente); a espessura do liner; as cores/padrões escolhidos. Uma vez que o liner é um equipamento que irá proteger a piscina contra o uso e todo o tipo de fatores externos, é crucial que a sua escolha seja ponderada, até para assegurar a sua longevidade – que pode chegar aos 15 anos! A qualidade é o aspeto mais importante de um liner, o que significa que este é um investimento inicial com grandes retornos a curto, médio e longo prazo. A sua piscina agradece!

Garantia

Outro fator relevante a ter em conta aquando da escolha de um liner para a piscina prende-se com a sua garantia, uma vez que este é um produto que, embora possa necessitar de ser substituído eventualmente, a verdade é que foi feito para durar. A maioria das empresas oferece uma garantia entre 10 e 15 anos para os liners, por isso, certifique-se que a empresa com a qual está a tratar faz o mesmo.

A sua votação: 
Average: 3 (4 votos)
Fervens was created by Design Disease for WordPress, brought to you by Smashing Magazine.
Ported to Drupal by Leow Kah Thong - Freelance Drupal Developer.