Como cuidar e limpar piscinas Intex

Piscinas Intex

As piscinas Intex são as ideais para serem colocadas num jardim, uma vez que são fáceis de montar, não enferrujam e não requerem uma preparação exaustiva para serem instaladas. Saiba como cuidar e limpar uma piscina Intex e passe ótimos momentos dentro de água com a sua família e amigos.

O que são as piscinas Intex?

A Intex é uma empresa de produtos infláveis de alto grau de vinil, nomeadamente piscinas de diversos modelos e tamanhos, colchões, brinquedos aquáticos para crianças, acessórios para piscinas como filtros bomba, capas/lonas, filtro de limpeza, kits de manutenção, peneira cata folhas, skimmer, entre outros itens específicos e recreativos. A popularidade e notoriedade que a empresa Intex atingiu nos mercados internacionais deu origem a uma categoria específica de piscinas, a de prefabricadas de superfície. Tratam-se de piscinas exclusivas, muito económicas e de fácil instalação, o que faz com que a Intex seja líder neste segmento de mercado.

Os principais cuidados de limpeza a ter em conta com as piscinas Intex

As piscinas Intex são conhecidas como piscinas que se encontram na superfície de um solo, no entanto, à semelhança das demais, são um tipo de piscina que exige uma manutenção periódica e alguns cuidados específicos. São eles:

Coloque diariamente o filtro da piscina em funcionamento: dependendo da capacidade da sua piscina Intex e do respetivo filtro (o recomendado é um filtro de cartucho) a quantidade de tempo que o filtro deve estar ligado num dia varia entre as quatro e as oito horas. Ao mantê-lo ligado durante este período, a água da sua piscina Intex manter-se-á cristalina e convidativa a um mergulho. Em caso de dúvida, não há qualquer problema em manter o filtro ligado durante mais tempo do que o habitual.

Limpe o cartucho do filtro a cada duas semanas: os filtros Intex utilizam um sistema simples de gotejamento do cartucho, ao contrário dos filtros de areia, o que garante uma limpeza eficaz das possíveis partículas que se encontrem na água. 

Adicione diariamente cloro à água: o cloro é um dos elementos essenciais na água de uma piscina e numa piscina Intex ele não é exceção, pois é o principal responsável pela esterilização da água. Nesse sentido, deve adquirir um kit que lhe permita verificar o nível de cloro que está contido na água, algo que pode fazer numa loja de piscinas especializada. Se os níveis de cloro estiverem acima do que é recomendado, não adicione mais cloro até os níveis estarem novamente repostos. Caso contrário, se os níveis de cloro estiverem aquém do que é exigido, é necessário adicionar um pouco mais para que a água fique com os índices normais.

Limpe sempre o anel superior da piscina: deve utilizar um pano húmido para limpar o anel superior de uma piscina Intex para que a água e os acessos à piscina estejam sempre nas melhores condições possíveis. Se necessário, pode utilizar um detergente neutro para obter melhores resultados.

Remova as folhas, insetos e outros detritos da superfície da sua piscina Intex: com o auxílio de uma rede, pode limpar a piscina ao remover todas as folhas, insetos e outros detritos que se encontrem à sua superfície. Muitos modelos Intex incorporam o skimmer, caso a sua não o tenha, pode adquirir um numa loja de piscinas especializada.
Se verificar que existe uma enorme camada de sujidade sobre a superfície da piscina, deite um pouco de sabão para azulejos na água, pois isso vai fazer com que a sujidade se acumule nas bordas da piscina, tornando-a mas fácil de ser recolhida.

Aspire a piscina com regularidade: uma piscina Intex deve ser aspirada com alguma frequência (pelo menos a cada três dias) para remover toda a sujidade ou restos que possam estar no fundo da piscina. Geralmente, a manutenção da piscina Intex é realizada com a ajuda de um aspirador e este apresenta uma mangueira própria que está ligada ao sistema de filtragem. Nesse sentido, é necessário ligar a mangueira ao aspirador, anexar o saco de detritos e colocá-lo sobre a água. A pressão exercida sobre a água vai atravessar o saco de detritos e provocar a sucção dos resíduos principais.

Alguns cuidados e precauções adicionais

Existem alguns procedimentos de segurança que deve ter em consideração no que ao cuidar da sua piscina Intex diz respeito, tais como:

A localização da piscina: o local onde a piscina se encontra deve garantir que todas as portas, janelas e acessos estão bem protegidos. Como tal, deve colocar barreiras de segurança de forma a prevenir que pessoas não autorizadas, sem intenção ou supervisão, possam entrar na piscina.

Selecione estrategicamente o melhor local para a sua piscina Intex: a área destinada à montagem da piscina deve ser absolutamente limpa, lisa e plana. Nunca deve montar a piscina num declive ou numa superfície inclinada. A superfície do solo deve ser compactada e firme para resistir à pressão e peso do conjunto completo da piscina montada. Tenha em consideração que não deve montar a sua piscina em pisos húmidos, arenosos ou em pisos com condições precárias, caso contrário a piscina Intex desmoronar-se-á.

Proteja a conexão da bomba filtro: conecte a bomba filtro num chão que esteja protegido por um fio terra (GFI) ou dispositivo de corrente residual (RCD). Para reduzir o risco de choque elétrico, não utilize extensões, temporizadores, adaptadores ou conversores para conectar a bomba à tomada elétrica. Coloque o cabo num local onde não seja danificado por uma máquina de cortar relva, vedação elétrica ou outro tipo de equipamento cortante.

Não se sente no anel da piscina: não se deve sentar ou colocar pressão excessiva na borda da piscina, pois isso pode causar acidentes ou danos à própria piscina. Dessa forma, não deve permitir que ninguém se sente sobre o anel inflável, se incline ou arremesse objetos contra a parede da piscina.

Retire todos os objetos da piscina quando não a tiver a utilizar: sempre que não tiver a utilizar a piscina deve retirar as escadas, cadeiras ou qualquer tipo de objeto inflável. Tenha sempre à mão um objeto de resgate como uma boia de salvação e um telefone nas imediações para qualquer tipo de emergência. Por outro lado, deve colocar as regras que se encontram no manual da piscina num local bem visível e deve assegurar-se que toda a gente lê as recomendações que lá se encontram descritas e assume as suas responsabilidades no cumprimento das mesmas.

Sinalize corretamente a piscina à noite: se nadar durante a noite, deve utilizar luzes artificiais para iluminar a sinalização de segurança, escadas, fundo da piscina e passagens ao redor da piscina.

A sua votação: 
Average: 4.5 (80 votos)

2 comentários for 'Como cuidar e limpar piscinas Intex'

comprei uma piscina de 12.430 lts d intex e a bomba filtro q veio não é da mesma voltagem q a energia de minha cidade,como faço p usar? posso usar um transformador? essa bomba filtro tem q ficar o tempo todo ligada na piscina,ou pode-se aclopar somente qndo for usar? o muro da minha casa é baixo ,tenho receio q levem.e qnto ao cloro,ouvi dizer q ele fura o vinil d piscina ,isso é verdade?

Comprei uma vez uma motobomba para realizar a limpeza do fundo de minha piscina pois a mesma já estava com muita sujeira e não havia conseguido aspirá-la por não ter o produto correto. O vendedor me vendeu um produto inadequado.

Então por indicação de um amigo meu, conheci a Sol e Água Piscinas e Acessórios, lá sim tive todas as minha dúvidas esclarecidas, até por sinal quero aqui deixar meu elogio pelo atendimento.

Segue o link da loja, o site é www.soleagua.com.br

Gostaria de agradecer o espaço adorei o portal e ganharam mais um fã !!!

Fervens was created by Design Disease for WordPress, brought to you by Smashing Magazine.
Ported to Drupal by Leow Kah Thong - Freelance Drupal Developer.