Como assegurar os níveis de pH da piscina

Níveis de pH da piscina

Os níveis de pH de uma piscina são fundamentais para assegurar a sua limpeza e segurança, para além de contribuir para a eficácia do cloro. Existem vários fatores ambientais e de utilização que podem afetar o pH de uma piscina, por isso, saiba como assegurar o seu nível normal.

Kit de pH. Tenha sempre em casa um kit de verificação dos níveis de pH – os kits mais tradicionais são compostos por tiras de papel de Tornassol que, contendo uma tintura orgânica, esta muda de cor quando em contacto com a água, indicando qual o nível de pH da piscina. Existem já no mercado outros equipamentos para a medição do nível de pH da piscina, nomeadamente aparelhos eletrónicos próprios para o efeito.

Duas vezes por semana. Deve verificar o nível de pH da piscina pelo menos duas vezes por semana. Em épocas de maior utilização, pode aumentar o número dessas verificações de forma a assegurar um pH sempre estável e uma piscina sempre limpa.

Qual o nível de pH normal? Em termos químicos, é preferível que a água da piscina seja mais básica do que ácida e isso implica manter os níveis de pH acima de 7 e abaixo de 8. Embora os níveis de pH que se situam entre os 7.2 e os 7.6 sejam bons, o indicador ideal situa-se entre os 7.4 e 7.5.

Controlar e acertar. Controlar os níveis de pH é relativamente fácil e rapidamente se torna num hábito de manutenção da piscina. No entanto, tão importante como controlar os níveis de pH é acertá-los sempre que necessário e de forma imediata.

Baixar ou aumentar? Para assegurar o nível de pH normal, pode ser necessário baixar ou aumentar esse indicador. Os ácidos e as bases neutralizam-se mutuamente, por isso, se o nível de pH estiver elevado, necessita de um ácido para o baixar; se o nível de pH estiver baixo, necessita de uma base para o elevar.

Restaurar o nível de pH. Depois de saber se precisa de acrescentar um ácido ou um básico à água da piscina para restaurar o nível de pH, resta fazê-lo. Deve utilizar um pouco do respetivo químico de cada vez, até se habituar à quantidade que a sua piscina necessita para voltar ao pH normal.

Como fazê-lo? Antes de adicionar o químico necessário à piscina, ligue o sistema de filtro de forma a manter a água em circulação, evitando que o químico se concentre numa só zona da piscina. Calce umas luvas e coloque uns óculos de proteção. A melhor forma de adicionar o químico à água da piscina é fazê-lo na área de maior profundidade. Introduza o químico na água em quantidades pequenas, espere cerca de uma hora e volte a testar o nível de pH. Se tiver de acrescentar mais um pouco de químico faça-o, voltando a testar o nível de pH 60 minutos depois. Repita este processo até que o nível de pH volte ao normal. Com a prática, não terá de repetir este processo mais do que uma ou duas vezes.

A sua votação: 
Average: 4.3 (34 votos)

1 comentário for 'Como assegurar os níveis de pH da piscina'

Fervens was created by Design Disease for WordPress, brought to you by Smashing Magazine.
Ported to Drupal by Leow Kah Thong - Freelance Drupal Developer.