Coberturas para piscinas: tipos e vantagens

Cobertura piscina

Se tem uma piscina e nunca pensou em colocar-lhe uma cobertura, poderá ficar surpreendido com todas as vantagens que está a desperdiçar. Desde motivos de segurança a económicos, as coberturas trazem apenas benefícios, que irão sem dúvida melhorar a qualidade geral da sua piscina.

Vantagens

  • O benefício mais óbvio é a protecção contra a sujidade. Ao cobrir a água durante os períodos em que não a planeia utilizar, mesmo que apenas durante a noite, irá protegê-la de toda a sujidade que normal e naturalmente vai caindo.
  • Adicionalmente, também irá afastar “visitantes” indesejados nesses períodos. Desde animais domésticos e pássaros, passando também por alguns animais selvagens (dependendo da localização da sua casa) e, com maior frequência, insectos. Nem será necessário lembrar todas as vantagens sanitárias que esta protecção terá, não é verdade?
  • Adicionalmente, esta protecção irá conservar as propriedades químicas da água. Ao permanecer coberta e imune à sujidade, o balanço geral da água e os tratamentos aplicados irão manter-se com maior facilidade, poupando-lhe o trabalho e sobretudo os custos de ter que os repor com frequência. Poderá reduzir imenso, nalguns casos mesmo para metade, a frequência com que realiza estes tratamentos. É só fazer as contas e perceber quanto poderá poupar!
  • Ao mesmo tempo, a cobertura cria também um efeito estufa extremamente útil. Ao evitar a evaporação da água, mantém também a sua temperatura e, nalguns casos, pode mesmo elevá-la. Algumas coberturas estão especificamente concebidas para captar a energia solar e encaminhá-la para a água, aumentando a sua temperatura até 10ºC! Já pensou como seria óptimo poder dar um mergulho logo de manhã sem ficar instantaneamente congelado?
  • Como consequência, reduzem-se os custos na reposição de água e dos materiais de tratamento inerentes a essas perdas, traduzindo-se em nova poupança no que toca à na manutenção da piscina.
  • As coberturas existem em várias tipologias, a maioria das quais são feitas à medida. Como tal, não terá a preocupação de não encontrar um modelo que se adapte ao formato da sua piscina, por muito original e invulgar que seja.
  • Toda esta protecção acaba por ter ainda mais benefícios quando falamos em longos períodos de inactividade, como por exemplo o Inverno. Se já teve que fazer a trabalhosa e exaustiva limpeza “de Primavera”, saiba que esta pode ser substancialmente reduzida!
  • Por fim, uma das principais vantagens: a segurança. Particularmente fundamental quando habitam crianças em casa, é também de extrema importância mesmo que se destine a proteger “apenas” adultos ou mesmo animais. Se tem a piscina no jardim ou noutro local constantemente frequentado, a cobertura da piscina constitui um elemento de segurança contra quedas que pode evitar autênticas tragédias!

Tipologias

As coberturas para piscinas dividem-se sobretudo em quatro tipos diferentes: de Inverno, solares, de segurança e telescópicas.

Aquela que mais diverge das restantes é a cobertura telescópica. Habitualmente com painéis movíveis, acrescenta uma nova divisão à sua habituação, envolvendo na totalidade a piscina e a área circundante. A grande vantagem desta cobertura reside no facto de permitir a utilização da piscina durante todo o ano, permitindo ainda rebatê-la quando as condições meteorológicas forem mais aliciantes. Por outro lado, os custos são incomparavelmente mais elevados, pelo que se trata de um investimento que não está ao alcance de qualquer carteira. Ainda assim, se pesar as vantagens e as desvantagens, e adicionar ainda o valor imobiliário que acrescentará a toda a propriedade, talvez seja uma hipótese a ponderar, não é verdade?

Quanto às coberturas de Inverno, solares e de segurança, são todas semelhantes no seu aspecto, cobrindo directamente a superfície da água, mas centrando-se num dos objectivos indicados pelo próprio nome. Uma cobertura de segurança distingue-se das restantes por ser feita num material mais resistente e menos flexível, enquanto uma cobertura solar é habitualmente extremamente fina, de modo a potenciar o efeito estufa referido anteriormente. No que diz respeito a uma cobertura de Inverno, privilegia a durabilidade do material, com vista a ser utilizado durante um longo período de tempo.

Estas coberturas, sobretudo as de segurança e das solares, podem ainda incluir um enrolador automático, se bem que a opção manual é menos dispendiosa.

Qualquer que seja o formato da sua piscina ou uso que lhe dá, existe sempre uma cobertura especialmente indicada para ela. Apenas terá que escolher e… bons mergulhos!

A sua votação: 
Average: 4.3 (31 votos)

1 comentário for 'Coberturas para piscinas: tipos e vantagens'

Fervens was created by Design Disease for WordPress, brought to you by Smashing Magazine.
Ported to Drupal by Leow Kah Thong - Freelance Drupal Developer.